Metalúrgicos aprovam proposta de lay-off na GM em Gravataí e asseguram direitos dos trabalhadores

Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí realizou assembleias em dois turnos

Os trabalhadores da General Motors de Gravataí (RS) aprovaram por unanimidade a proposta de lay-off que assegurou benefícios, mesmo diante do afastamento do trabalho. A medida foi discutida em duas assembleias realizadas na troca de turno da noite e na tarde de quinta-feira (26/11) pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí (SINMGRA).

– Não foi, obviamente, o que esperávamos porque lutamos é pela manutenção de empregos. Porém, as ofertas de trabalho estão sumindo e por isso, achamos que no quadro atual, foi o melhor possível. Tínhamos que escolher entre a demissão ou o lay-off e a segunda opção foi a melhor – afirmou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Valcir Ascari, o Quebra Molas.

O temor dos sindicalistas era de demissão dos trabalhadores, que na prática poderia significar uma dificuldade muito grande de retomada dos postos de trabalho a longo prazo.

– A situação dos metalúrgicos ficou um pouco melhor porque se fosse o desemprego não teria saída e muitos não voltariam ao mercado nos próximos três anos, pelo menos – concluiu Valcir.

Pela proposta aprovada, haverá a garantia de pagamento do 13º salário e férias e, se houver, PPR. Pela legislação, a empresa não seria obrigada a fazer esses pagamentos garantidos através de negociação.

A GM em Gravataí conta com aproximadamente 3 mil e 500 trabalhadores nos turnos do dia e mais 825 no terceiro turno, que é o afetado pelo lay-off. Mais de 26 mil veículos estão estocados no pátio da fábrica de Gravataí e em outros locais, o que dá a dimensão da crise vivida pelo setor automotivo.

Informações para a Imprensa:

Sobre o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí

O Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí representa aproximadamente 14 mil funcionários dos setores metalmecânico, eletroeletrônico, autopeças e montadoras de automóvel. Abrange centenas de empresas do município de Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre, entre elas a montadora General Motors e Sistemistas.